Profissionais

  • Cid Vitor Parigot

    Com mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de grandes projetos no Brasil, EUA e UE. Destaques da sua experiência sao a implementação do processo de internacionalização no final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990 de um dos principais grupos de indústrias no Brasil, o que resultou em joinventures com empresas multinacionais, como Olin Corporation (EUA), o terceiro maior produtor de Álcalis e Cloro no mundo, Eni ( ITAL) O quinto grupo mundial de petróleo, e Montedison (ITAL) e Edinson (ITAL), respectivamente o maior grupo de indústria química e petroquímica, na Itália.

    Além desses processos de internacionalização, Cid também participou ativamente, de maneira inversa, na negociação do maior grupo nacional de mistura e eliminação de resíduos industriais em fornos de clínquer com a GDF Suez (FR) um dos maiores grupos globais de eletricidade, serviços de gás natural e águas bem como meio ambiente. Além disso, estes processos tem foram intimamente ligados às negociações relacionadas com grupos de M & A a exemplo da Compagnie Générale des Eaux (FR), líder mundial nas áreas de meio ambiente e águas e até mesmo, a CH2M HILL (EUA), que é uma provedora líder global de engenharia, construção e operação, fora muitos outros exemplos consumados durante as suas experiências. Executivo fundador de uma das maiores indústria de cloro & Soda no Brasil, tornou-a líder em seu segmento. Além disso, desenvolveu a implementação de grandes projectos, como por exemplo: Gestão da Qualidade Total (“TQM”), Redesign e implementação de Reengenharia de Processos de Negócios (“reengenharia”) para vários processos, a fim de reorganizar o core business das empresas corporativas que estavam sob sua gestão. Ao longo de sua carreira, Cid também desenvolveu processos para o CDI ou o atual CADE em diversas negociações governamentais para o desenvolvimento industrial brasileiro. Cid foi sócio-fundador e membro do conselho consultivo da maior indústria em matéria de eliminação de materiais perigosos na América Latina na década de 1990 quando vendeu sua participação e interesse para a GDF Suez / Camargo Correa, hoje ativos do Grupo SOLVI.

    Cid é um executivo sênior e ocupou cargos de Presidente e Membro de Diretoria e Conselhos de Administração, Presidente, Superintendente e Diretor Estatutário de várias empresas na indústria de cimento, papel e celulose, etanol e açúcar, cloro e álcalis, Oil e Gás, Petroquímica, Resíduos Industriais, para as maiores empresas em seus setores indústrias que operavam no Brasil. Cid tem grau de bacharel em Direito (USP / SP), Economia (ESUDA / PE), Administração de Empresas (FGV / SP), Gestão Ambiental e Engenharia (UFPR / PR) e Auditoria de Sistemas Ambientais (UFPR / PR). Ao longo de sua carreira foi o ex-Presidente, Vice-Presente e Diretor Associação Brasileira das Indústrias e Soda e cloro [ABICLOR], ex-Diretor da Associação Nacional dos Fabricantes de cloro e soda [SINDCLOR], ex-Presidente do Rotary Club do Paraná [ROTARY -PR], ex-Diretor da Associação Nacional de Indústria de cimento [SINC], ex-diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro Industrial de São Paulo [FIESP / CIRJ] e ex-Membro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e Centro Industrial do Rio de Janeiro [FIRJAN / CIRJ].

    Idiomas: Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano
  • Alexandre Parigot

    Alexandre iniciou sua carreira no Baker & McKenzie, um dos principais escritórios globais de advocacia, no inicio dos anos 1990. Posteriormente foi contratado pela Arthur D. Little uma das principais empresas de Consultoria Global, como consultor para o setor de Risk Management and Environment (EHS) onde atuou em diversos projetos de energia, mineração, siderurgia e petróleo ate 2002. Entre 2002 ate 2008, Parigot ocupou posições de destaque em importantes escritórios de advocacia full service no Rio de Janeiro e São Paulo adquirindo diversificada experiência pratica, tanto na execução de trabalhos quanto no gerenciamento de equipes.

    Possui experiências de trabalhos realizados nos EUA, MEX, ARG, BOL, COL, FR e GR além do Brasil Parigot realizou importantes projetos como por exemplo consultoria jurídica de terceira parte a uma das maiores empresa de E&P de Petróleo do Brasil realizando mais de 1.000 site assessment de SMS e Legal Compliance na LatAm, além de ter participado privatizações, M&A e outros projetos de similar amplitude, para um vasto segmento de industriais, comercio e serviços. Parigot também atuou em casos importante como o maior desastre de contaminação química em rio dos últimos 30 anos no Estado do Rio de Janeiro, no licenciamento de industrias cujo projetos somados alcançam mais de R$20 bilhões, em importante defesas criminais, que inclui a prisão e soltura por crime ambiental de executivos de um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Desde 2008 ate o momento Parigot se dedica em seu escritório, a assessorias consultivas e participações em litígios civis e criminais, prestando auxilio a periódico a importantes clientes de diversos segmentos de indústria a exemplo de um dos maiores grupos empresariais brasileiro com atuação global na produção de cimento; um dos maiores grupos de construção civil da LATAM com oferta na NYSE; um dos maiores produtores de concreto do MERCOSUR; uma das maiores empresas globais de bricolagem; uma das maiores empresas de coleta de lixo urbano do brasil; um dos maiores desenvolvedores globais de projetos de energia; bem como, empresas de similar importância em assuntos relacionados a aviação executiva, transporte (multi-modal), hangaragem de helicópteros, ferrovias, logística off shore, portos, mineração, montagem eletro-mecânica, indústria de mudas & reflorescimento, e outras, além de prestar consultorias spot a empresas e fundos de investimento a exemplo de um dos maiores fundos soberanos do sudeste asiático atualmente com US$ 215 bilhões em carteira.

    Pesquisador em doutorado de direito civil (UBA/ARG)
    Master of Business em Gestão Ambiental (COPPE/UFRJ/RJ)
    Extensão em Gestão Ambiental (HARVARD/FSA/USA)
    Extensão em Contabilidade (FGV/RJ)
    Pósgraduação em Direito Público (ESA/RJ)
    Auditor Líder em Sistemas de Gestão Ambiental (BSI/UK)
    Bacharel em Direito (PUC/RJ)
    Conselheiro de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP)
    Conselheiro de Recursos Hídricos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN)
    Diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF/RJ)
    Coordenador em Meio Ambiente do Centro de Estudos de Sociedades Legais (CESA/RJ)
    Membro do Comitê de Auditoria da Associação Brasileira de Advogados de Meio Ambiente (ABAA)
    Membro da Associação Brasileira de Professores de Direito Ambiental (APRODAB)
    Membro da Comissão de Meio Ambiente da Secção da Ordem do Rio de Janeiro (OAB/RJ)
    Agraciado pela ALERJ com a Moção de Congratulações e Aplausos por serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro
    Advogado líder na América Latina nos anos de 2010, 2013 e 2014 pela Chambers & Partners
    Experiência significante: Baker & McKenzie e Arthur D´Little Consulting
    Idioma: Português, Ingles e Espanhol
  • Bruno Pitaluga

    Pitaluga iniciou sua carreira em meados dos anos 2000, atuando em escritórios de grande porte a exemplo do Gouveia Vieira Advogados e Siqueira Castro Advogados, e desde então tem se dedicado as áreas contenciosas judiciais e administrativas, principalmente relacionada a infraestrutura, industria, contração, com foco no direito ambiental e regulatorio.

    Pitaluga em 2012 se tornou sócio do Parigot Advogados e, desde então coordena assuntos ambientais nas esferas administrativas, judiciais e penais, e tem forte atuação perante autoridades de Estado e Governo, bem como junto aos Tribunais Estaduais, Federais e Superiores.

    Extensão em novo processo civil (EMERJ/RJ)
    Extensão em licenciamento ambiental (IAL/RJ)
    Bacharel em Direito (UFRJ/RJ)
    Membro da OAB-RJ
    Experiência significante: Gouveia Vieira Advogados.
    Línguas: Português e Inglês
  • João Manuel Peltier

    João Manuel começou sua carreira no inicio dos anos 2000, atuando em escritórios de grande porte como Siqueira Castro Advogados. Atuou também na Defensória Pública do RJ, estando envolvido em assuntos contenciosos ligados as áreas civis. Na advocacia privada João conduziu assuntos consultivos e contenciosos judiciais e administrativos, relevantes, em assuntos corporativos e regulatórios, esta ultima com foco no ambiental. Ademais João possui ampla experiência nos segmentos de construção e indústria.

    João Manuel atualmente, se dedica ao contencioso administrativo e judicial, atuando principalmente em assuntos corporativos, bem como foca sua atuação também no direito ambiental-internacional, contencioso empresarial civil-administrativo-penal, e contratos corporativos.

     

    Pósgraduação em Direito Empresarial (FGV/RJ)
    Cambridge Proficiency (CCI/UK)
    Certificado pelo Ministère de l’Éducation Nationale (MLN/FR)
    Bacharel em Direito (UCAM/RJ)
    Membro da OAB/RJ
    Experiência significante: Siqueira Castro Advogados
    Línguas: Português, Inglês e Francês
  • Éricka Pérez Schelb – Of Counsel

    Ericka iniciou sua carreira no inicio dos anos 2000 atuando no Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG em distribuições ambientais, administrativas, penais e civis como advogada e oficiala judiciária promovendo assessorias a magistrados na produção de análises jurídicas visando a prolação de despachos e sentenças. Já nos anos 2007, Ericka passou a atuar na advocacia privada, onde ingressou numa importante companhia australiana de mineração atuando na maior lavra aberta de níquel sulfetado do globo, quando teve a oportunidade de participar de diversos assuntos de direito minerário atendendo demandas exclusivas da lavra em matérias trabalhista, sindicais, minerarias, civis, ambientais, contratuais e societárias a fim. Ainda como intern lawyer, Ericka atuou com advogada sênior em um dos principais grupos empresariais franceses e players globais do setor de cimento & mineração, sendo responsável jurídica por questões ambientais e minerárias das mais de 50 unidades deste grupo no Brasil. La seu foco concentrava-se na mitigação de riscos operacionais e na gestão de crises, atuando tanto consultivamente como contenciosamente em demandas administrativas, civis e criminais dando suporte as áreas de mineração e produção de cimento.

    Ericka atualmente, se dedica as áreas ambiental, consultiva e contenciosa, em todas as suas esferas, inclusive criminal, bem como foca sua atuação também no direito regulatório minerário em geral, contencioso empresarial civil-administrativo-penal, e soluções contratuais corporativas.

    Master Business em Gestão Ambiental (COPPE/UFRJ/RJ)
    Especialização em Direito e Legislação Mineral (IBRAM/DF)
    Bacharel em Direito (UF de Ouro Preto/MG)
    Professora de Direito Penal e Constitucional (MEGA/MG)
    Professora de Inglês Juridico (IBEF/RJ)
    Membro da OAB/MG e OAB/RJ
    Experiência significante: Mirabela Mineração do Brasil e Lafarge Brasil
    Línguas: Português e inglês

  • Rosana Pinheiro Figueiredo – Head São Paulo

    Pósgraduação em Processo Civil (DJ/SP)
    Pósgraduação em Direito Civil (UCAM/RJ)
    Extensão em Direito Constitucional (CGF/RJ)
    Extensão em Direito Corporativo (MCJ/SP).
    Bacharel em Direito (PUC/RJ)
    Membro da OAB/SP
    Membro da Associação de Advogados de São Paulo
    Experiência significante: Ferro, Castro, Daltro & Gomide Advogados

  • Alessandra Ibarra

    Estagiária

    Linguas: Português

  • Bertrand de Solere

    Bertrand de Solere é responsável pelo Setor de Capital Estrangeiro, Planejamento Fiscal, M&A, Imigração, Contratos de Trabalho, Internacionalização, Assuntos Societários e Imobiliário.

    Bertrand iniciou sua pratica jurídica internacional quando veio em meados da década de 1990 da Franca para o Brasil para trabalhar no Escritório Gouvêa e Vieira do Brasil. Entre os anos de 1998 ate 2005 ele participou de diversos projetos corporativos relacionados a M&A, constituição de empresas estrangeiras no Brasil, imigração, contratos de trabalho, planejamento fiscal entre outras atividades corporativas nos setores de energia, petroquímica, combustíveis, automobilístico, hotel e turismo, internet, investimentos imobiliários e outras diversas áreas. Posteriormente Bertrand ocupou posições de destaque em escritórios full service onde realizando consultorias societárias diversas, principalmente para empresas estrangeiras, relacionadas a capital estrangeiro e investimentos no Brasil, harmonizou legislações para expatriação e repatriação de capital investido, registrou diversas empresas no Brasil auxiliando o full start de suas operações brasileiras, preparou investimentos Brasileiros na Europa entre outras atividades de ordem, societária, fiscal e corporativo.

    Possui experiências de trabalhos realizados na FR, IRL, UK, USA além do Brasil. Bertrand trabalhou em diversos casos de privatizações e instalações de industrias no Brasil auxiliando grupos estrangeiros em suas propostas de aquisições e posteriormente no contingenciamento dos passivos adquiridos. Desde de 2009 ate o momento Bertrand concentra suas atividades no assessoramento corporativo de empresas estrangeiras no Brasil e empresas Brasileiras que desejam operar na Europa, compreendendo assim toda a assessoria jurídica necessária a instalação, operação e, quando necessário, do descomissionamento de ativos corporativos. Bertrand também auxilia executivos expatriados que desejem fixar residência no Brasil ou que desejem voltar a seus países de origem, auxiliando com a gestão das liabilities contraídas em solo brasileiro.

    Master of Business em Gestão Econômica e Financeira de Empresa (FGV/RJ)
    Pósgraduação em Droit de l’Economie Internationale et du Développement (UNIVERSITÉ PARIS V)
    Validação de diploma estrangeiro de direito (UFRJ/RJ)
    Duplo bacharelado em Direito (Poitiers/França/Galway-UCG/Ireland)
    Conselheiro do Comércio Exterior da França (CCEF-Brasil)
    Professor Interveniente em economia no Institut d’Etudes Politiques de Paris (SCIENCES PO Paris)
    Professor Interveniente de direito tributário na Ecole Nationale des Arts et Métiers (ENSAM/ENS CACHAN)
    Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem
    Membro da Câmara de Comércio França Brasil
    Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual
    Membro da Câmara de Comércio Francesa em Paris
    Membro da OAB/RJ
    Experiência significativa: Gouvêa Vieira Advogados e Trouw, Fraga & Solere Advogados
    Idioma: Francês, Português e Inglês